Sindicato Rural de Cianorte realiza o Curso Trabalhador na Fruticultura Básica – Clima Tropical – Básico em Clima Tropical

Nos dias 09 e 10 de abril de 2015, o Sindicato Rural de Cianorte em parceria com o SENAR PR e Cocamar (Cianorte), teve a satisfação de realizar o curso Trabalhador na Fruticultura Básica, Clima Tropical – Básico em Clima Tropical.
A engenheira agrônoma e instrutora do SENAR PR, a Senhora Cassia Helena Borghi de Barros foi quem conduziu esta capacitação para 11 nobres produtores (as) rurais.
A parte teórica foi realizada na sede do Sindicato Rural de Cianorte – Pr. A praticidade foi realizada na propriedade da aluna Silvana Aparecida Muchelin Anizelli. Contando com um abrangente conteúdo programático que inclui: Tratos culturais; Manejo de plantas concorrentes; Irrigação; Adubação; Quebra de dormência; Abertura de ramos; Anelamento; Polinização; Raleio de frutos; Aplicação de reguladores de crescimento; Esladroamento; Franqueamento e desfranqueamento; Proteção de frutos; Tutoramento de ramos; Práticas fitossanitárias preventivas; Poda das plantas frutíferas; Objetivos da poda; Tipos de condução; Tipos de poda; Época da poda; Intensidade da poda; Princípios da poda; Produção de mudas; Escolher o local para o viveiro; Preparo do solo; Propagação sexuada; Propagação assexuada; Tratos culturais no viveiro; Preparo de mudas para comercialização; Implantação do pomar; Escolha do local; Características do solo; Preparo do terreno; Conservação de solos; Instalação de quebra-ventos; Espaçamento e alinhamento; Cavamento e adubação; Plantio; Estruturas de sustentação.
Um dos objetivos foi de Orientar o processo de produção de frutas em geral de clima tropical na propriedade rural.
Em procedimento com a qualidade do evento, os alunos já estão analisando a sequência para outro módulo específico em fruticultura.

Fruticultura