Parcerias

Página inicial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – PR, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado pelo Decreto nº 566/92, de 10 de junho de 1992, com o objetivo de organizar, administrar e executar no território brasileiro o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural.

Iniciou suas atividades em 1993, através de convênio entre a Confederação Nacional de Agricultura – CNA e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, onde surgiram e se desenvolveram os primeiros programas de cursos.

A preocupação do SENAR-PR centrou-se, inicialmente, na figura do trabalhador rural, porém as atividades e o rol de cursos promovidos foram então efetivados segundo a demanda do mercado, sendo ano a ano acrescentados novos cursos à sua programação até que o agravamento da crise na agricultura levou o SENAR-PR a redefinir as prioridades. Passou então, a enfatizar cursos voltados para a área de administração rural, não apenas com o intuito de proporcionar aos trabalhadores e produtores rurais melhores instrumentos de gestão, mas também, por uma questão de racionalização operativa, criar a demanda, visando à preparação de mão-de-obra para a maximização de resultados da produção.

 

 

 

 

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná-FAEP tem como objetivo o estudo, a coordenação, defesa e representação legal da categoria econômica rural, tal como agricultura e pecuária, buscando soluções para as questões relacionadas aos interesses econômicos, sociais e ambientais do produtor.

É uma instituição privada constituída pela Lei nº 4.214 de 2 de março de 1963 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 16 de dezembro de 1965, mantida pelos produtores rurais e faz parte do Sistema Sindical Rural, estando integrada à Confederação Nacional da Agricultura, entidade que representa os produtores rurais de todo o país.

É responsável pela orientação aos seus filiados – Sindicatos Rurais – promovendo eventos como Seminários, Cursos, Teleconferências, Fóruns além de Convenções Trabalhistas, assim como representa a categoria nos eventos de nível nacional.

A Federação difunde informações importantes, contribuindo para: Melhoria das condições de produtividade da agropecuária paranaense. Pelo aperfeiçoamento de técnicas já utilizadas pelos produtores rurais; pela comercialização da produção e informe técnicos-econômicos e do meio ambiente.

A FAEP está consciente dos constantes desafios impostos pela economia globalizada, mantendo-se atenta às novas realidades dos mercados e investindo na organização política como ponto básico para a garantia dos interesses dos produtores rurais.